Open/Close Menu Baby Sitters | Cuidadores de Idosos | Técnicos de Enfermagem | Clinico Geral | Pediatras e Neonatologistas | Terapeuta | Ocupacional | Farmacêutica | Fisioterapeuta | Nutricionista | Psicóloga | Fonoaudiólogos | Massoterapeutas | Médicos especialistas

A pandemia do novo Coronavírus modificou drasticamente a rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo. Desde que o vírus começou a circular, palavras como distanciamento e isolamento social fazem parte do nosso vocabulário diário, trazendo mudanças na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer pessoa pode ser infectada pelo novo Coronavírus, mas pessoas com mais de 60 anos ou com comorbidades são mais vulneráveis aos efeitos da doença e por isso merecem uma atenção especial.

Desde que o isolamento social foi implantado como medida para reduzir a transmissão do vírus, muitas famílias têm dificuldades para manter os idosos protegidos em casa. Pensando nisso, replicamos aqui no nosso blog esse post que encontramos no site do UOL e que traz cinco erros que você não deve cometer com os idosos durante o isolamento social.

1 – Mentir ou inventar histórias

Muitas famílias acreditam que mentir ou inventar histórias pode ajudar o idoso a ficar em casa. Por exemplo, dizer que ele será multado ou preso se sair na rua pode até parecer uma solução fácil, mas pode trazer consequências psicológicas negativas como a perda da confiança na relação entre o idoso e a família. Em um outro momento, como no caso de um diagnóstico, por exemplo, o idoso pode duvidar da informação, causando prejuízos à própria saúde.

2- Tratá-lo como incapaz

Neste momento de mudanças, é importante lembrar que o idoso é uma pessoa com condições cognitivas para ser informado e decidir o que é melhor para si. Quando falamos sobre o isolamento social para idosos, é importante colocá-los como parte importante de uma operação para que toda a família fique protegida, e não somente como uma pessoa que está sendo protegida pelo restante da família. Fazendo isso, você consegue mostrar ao idoso que ele também tem responsabilidade nesta batalha e que ele é responsável por todas as pessoas no seu círculo de convivência.

3 – Esconder fatos ou criar pânico

Na tentativa de não querer impressionar o idoso ou de evitar que ele fique ansioso com as notícias, muitos tentam ocultar a gravidade da pandemia. No entanto, para a própria segurança da pessoa, é importante que ela saiba os motivos do isolamento e o real risco que o vírus representa.

Por outro lado, é importante entender que ser realista não significa ser alarmista. É possível falar sobre hábitos de proteção e explicar por que cuidados são necessários nesse momento sem cair no excesso de informação. Por exemplo: revelar que em diversos países as pessoas estão resguardadas em sua casa para não ficarem doentes é uma notícia que pode fazer com que o idoso entenda a gravidade da situação. Além disso, seja em casa, seja por telefone, é importante conversar sobre outros assuntos do dia a dia, como contar o que está fazendo na quarentena e dividir alguns pensamentos, criando essa relação de proximidade.

  1. Sugerir tarefas improdutivas para “ocupar” o idoso

Tentar entreter o idoso com tarefas inúteis para passar o tempo dentro de casa pode contribuir para deixá-lo mais ansioso. Para manter o idoso ativo, peça a ele para ajudar em algumas tarefas domésticas realmente necessárias ou incentive-o a cuidar de plantas ou dos animais de estimação. Outra boa atividade são os jogos de tabuleiro, que mantém a mente ativa e ainda são divertidos.

  1. Confundir isolamento com abandono

Não poder estar em contato físico com familiares não significa que o idoso não possa conversar ou ver os seus filhos e netos. Com a tecnologia, chamadas de vídeo ou até mesmo uma tradicional ligação podem diminuir a saudade e fazer com que o idoso se sinta incluído na rotina da família.

Agora que você já sabe quais os erros que não deve cometer com os idosos no período de isolamento social, que tal conhecer alguns benefícios do tratamento domiciliar para idosos? Clique aqui e confira o texto na íntegra.

 

Fonte: Uol

 

 

Todos os direitos reservados © 2020 - PorAgência Webness