Open/Close Menu Baby Sitters | Cuidadores de Idosos | Técnicos de Enfermagem | Clinico Geral | Pediatras e Neonatologistas | Terapeuta | Ocupacional | Farmacêutica | Fisioterapeuta | Nutricionista | Psicóloga | Fonoaudiólogos | Massoterapeutas | Médicos especialistas

O exercício físico frequente traz diversos benefícios para a rotina de qualquer pessoa e é indispensável para uma vida saudável. Ele melhora o humor, ajuda a dormir melhor, diminui o risco de doenças cardiorrespiratórias e ainda contribui para o emagrecimento de forma saudável.

Mesmo com todos esses benefícios e a crescente procura pelas mais diversas atividades físicas, nem sempre as pessoas conseguem incluir e manter uma rotina de exercícios no dia a dia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 47% dos brasileiros são considerados sedentários.

Para que você não faça parte desse grupo, preparamos esse post com algumas dicas muito úteis para manter a uma rotina de atividade física e melhorar a qualidade de vida.

Respeite as orientações médicas

Antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico e verifique quais são as atividades mais recomendadas para você. A consulta com um profissional é essencial para evitar ou acentuar lesões, além de garantir que você vai estar seguro praticando o esporte ou a atividade que escolher.

Escolha uma atividade que você gosta de fazer

Atualmente, existem inúmeras academias e escolas especializadas nas mais diversas atividades físicas. Além disso, parques, academias públicas e ao ar livre também podem ser uma ótima opção para quem busca uma atividade gratuita. Com tantas opções à disposição, é essencial escolher uma atividade que você goste e que sinta prazer em fazer, transformando o exercício em um momento de prazer e não em um peso na sua rotina.

Separe um tempo na sua rotina para a atividade física

Você já consultou um especialista e escolheu a melhor atividade. Agora o desafio é encaixar ela na sua rotina. Lembre-se que o principal objetivo é criar e manter uma rotina de exercícios, por isso é muito importante que você mantenha o foco e não desista. Escolha os dias da semana e os horários em que você acredita que estará mais apto a se exercitar.

Em algum momento, vai ser normal sentir aquele desânimo ou cansaço, mas é nesse momento que ter uma rotina bem definida e um objetivo claro vão te ajudar a manter-se ativo.

Trabalhe com objetivos possíveis e comemore cada passo

A recompensa em praticar atividades físicas pode vir depois de cada treino concluído, com a liberação da endorfina e a sensação de satisfação que ela causa. As mudanças no corpo, como perda de peso ou ganho de massa muscular, tendem a ser mais lentas e podem não ficar visíveis em um primeiro momento.

Mesmo assim, é importante que você não esqueça de que a atividade física deve ser algo que faça você se sentir bem e que cada conquista nesse caminho deve ser comemorada. Por exemplo, se você fazia um exercício com dificuldade no início e algumas semanas depois já consegue desenvolver essa mesma atividade com facilidade, é sinal de que o seu treino está funcionando e todos os outros resultados são questão de tempo.

Alimentação, água e uma boa noite de sono são fundamentais

A atividade física é apenas um dos pilares para manter a sua saúde em dia e melhorar a qualidade de vida. Ao praticar exercícios, é importante manter-se hidratado (bebendo pelo menos dois litros de água por dia), dormir bem (o recomendado são 8h de sono) e ter uma alimentação balanceada. Além de ajudar você na hora de se exercitar, a alimentação correta, a hidratação e uma boa noite de sono vão trazer melhorias para a sua vida em praticamente todos os aspectos.

Alguns aplicativos podem te ajudar

Atualmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua saúde. Em tempos de isolamento social, você pode encontrar diversos aplicativos para criar uma rotina de exercícios dentro de casa.

Freeletics Training

Esse aplicativo oferece exercícios de força, queima de gordura, condicionamento físico e corrida. Ele cria treinos com base no perfil do usuário e é gratuito para Android e IOS.

Daily Burn

O Daily Burn oferece aproximadamente 150 exercícios para os mais diferentes níveis de preparo físico. As séries de exercícios trabalham elementos de força, cardiovasculares e yoga. O aplicativo é gratuito e também está disponível para Androi e IOS.

E aí, gostou desse material e quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Siga @homecare_cuidar no instagram e curta a nossa página no Facebook. Se você deseja conhecer mais sobre os nossos serviços, clique aqui.

Todos os direitos reservados © 2020 - PorAgência Webness