Open/Close Menu Baby Sitters | Cuidadores de Idosos | Técnicos de Enfermagem | Clinico Geral | Pediatras e Neonatologistas | Terapeuta | Ocupacional | Farmacêutica | Fisioterapeuta | Nutricionista | Psicóloga | Fonoaudiólogos | Massoterapeutas | Médicos especialistas

A proliferação do novo Coronavírus continua sendo a principal preocupação mundial. Até esta sexta-feira (8), o estado de Santa Catarina registrou 3.082 casos confirmados da doença e 63 mortes por complicações causadas pela Covid-19. No Brasil, o vírus já atingiu 141.088 pessoas e foi responsável pela morte de 9.637 pessoas, enquanto no mundo inteiro mais de 270 mil pessoas morreram vítimas da doença.

Enquanto cientistas trabalham na elaboração de medicamentos e vacinas que possam inibir o vírus, a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar a contaminação.

Você ainda tem dúvidas sobre como se prevenir? Confira esse material que preparamos com base nas recomendações do Ministério da Saúde.

– Se puder, fique em casa. Essa ainda é a forma mais segura de evitar a proliferação do vírus.

– Caso precise sair, sempre utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido.

Ao colocar a máscara, cubra o nariz inteiro e o queixo. Ajuste-a para que não haja vãos nas laterais e encoste apenas nos elásticos.

– Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando e uma distância de 1,5 metro de qualquer pessoa, mesmo que ela não apresente nenhum sintoma.

Lave as mãos até a altura dos punhos com frequência. Utilize água e sabão, ou então higienize as mãos com álcool em gel 70%.

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

– Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

– Ao chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar e evite ficar com a roupa que estava na rua. O ideal é tomar um banho e trocar de roupa imediatamente após a chegada.

– Ao chegar do supermercado, faça a limpeza e desinfecção das embalagens com álcool 70%.

Quais são os sintomas do novo Coronavírus?

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os mais comuns são:

Tosse

Febre

Coriza

Dor de garganta

Dificuldade para respirar

E se eu ficar doente?

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.

Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe com um amigo e faça parte dessa importante rede de prevenção.

E lembre-se: se você está com receio de sair de casa, pode contar com os nossos serviços domiciliares. Nós contamos com profissionais especializado no cuidado com idosos, além de técnicos de enfermagem e médicos especialistas nas mais diversas áreas da saúde.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Todos os direitos reservados © 2020 - PorAgência Webness