Benefícios Seu objetivo principal é complementar os tratamentos tradicionais, em especial, sua capacidade de potencializar os efeitos positivos dos remédios. Assim, promovem um melhor bem estar e uma qualidade maior para os pacientes enfermos.
Tipos de Terapias Os maiores tipos de Terapia Holística são: Acupuntura, o reiki, massoterapias e a Ayurveda.
Acupuntura: é uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de pequenas agulhas em pontos de encontro energéticos, onde atua sobre os nervos. Essa técnica é usada principalmente para alívio de dores e relaxamentos, sendo extremamente eficaz no tratamento de dores crônicas, ósseas e musculares.
Reiki: consiste na manipulação de energias a partir das mãos sem que essas toquem o paciente. Ocorre uma drenagem das energias negativas para a transmissão de energias positivas. É conhecido por ser muito eficaz no tratamentos de ansiedade e depressão.
Massoterapias: Elas se fundamentam na aplicação de movimentos e pressões em pontos de gatilhos para o alívio do estresse e de ‘nodos’ de rigidez muscular, causando sensação de relaxamento. Podem ser aplicadas junto com outras técnicas como a aromaterapia em que também traz uma estimulação olfativa através de óleos essenciais, o que ajuda na redução das sensações negativas e tensões emocionais. Também pode ser aplicada com a terapia de cristais que se fundamenta na troca de energia entre pessoa e matéria, aproveitando a essência natural dos elementos usados.
Ayurveda: É considerado uma filosofia de vida composta por diversas práticas e meios que promovem qualidade de vida, como a realização de atividades que estimulem o corpo e a mente, como a meditação e também alimentação saudável. O foco é a purificação e reequilíbrio das forças, como os elementos: terra, fogo, água, ar e éter. Apresenta muitos impactos positivos no tratamento de diversas doenças do corpo e, principalmente, da mente.