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A pandemia do novo Coronavírus segue afetando a vida de brasileiros em diversos aspectos diariamente. Desde que o primeiro caso foi confirmado no país, em 26 de fevereiro de 2019, os cuidados com a saúde – tanto para evitar a proliferação do vírus quanto para aumento da imunidade – ganharam um papel central em nosso cotidiano. Nesta quarta-feira, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, preparamos esse material com algumas dicas para você cuidar da sua saúde em tempos de pandemia.

Cuidar da sua saúde é cuidar da saúde de todos ao seu redor

A primeira e uma das questões mais importantes em relação ao novo Coronavírus está no fato de que ele é um problema de saúde coletiva. O que isso significa? Quer dizer que, ao cuidar da própria saúde, você também está cuidando da saúde de todos ao seu redor. Por isso, é fundamental respeitar as medidas de distanciamento social, usar máscara, álcool em gel e higienizar os alimentos após chegar do supermercado.

Saúde mental

O desconforto e a incerteza causados pela pandemia também afetam a saúde mental. Nesse sentido, aumentar a autoconsciência e o autoconhecimento é fundamental para controlar os níveis de ansiedade.

Um bom exercício para isso é praticar a meditação, que melhora a concentração e alivia sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Se você nunca participou de nenhuma prática meditativa, pode começar aos poucos, com exercícios de concentração plena, como observar a si mesmo e o ambiente em volta em pequenos momentos do dia, sempre prestando atenção à respiração.

Inspire o ar pelo nariz, solte pela boca e fique atento aos movimentos. Quando inspirar, empurre o abdômen para fora e, ao expirar, encolha a barriga. Nessa respiração não teremos praticamente nenhuma movimentação do tórax, isso garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa, melhorando a saúde da mente e do corpo.

Saúde física

A saúde do corpo, aliás, também não deve ser esquecida durante a pandemia. Para manter-se ativo, é preciso utilizar a criatividade na hora de fazer os exercícios em casa. Existem, inclusive, diversos aplicativos com dicas de treino para diferentes níveis.

Para idosos, gestantes e crianças, por exemplo, especialistas recomendam atividades de baixo impacto, com cuidados extras para evitar lesões e traumas. Atividades como a elevação lateral dos braços, elevação frontal dos braços, abdominal, bicicleta imaginária, elevação das pontas dos pés e corrida estacionária são algumas boas opções.

Além de fortalecer o sistema imunológico, os exercícios físicos liberam endorfina, substância que ajuda aliviar o estresse e o tédio da rotina em casa, além de contribuir para uma melhora no sono.

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